quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

05 a 12 de Dezembro - Unifilme debate a canção

Em programação paralela ao Projeto Unimúsica, uma mostra de documentários sobre a canção popular brasileira encerra as atividades do Programa Unicultura e do Núcleo de Estudos da Canção em 2008. A mostra acontece entre os dias 05 e 12 de dezembro, na Sala Redenção, cinema universitário da UFRGS. Algumas das sessões serão comentadas por participantes do Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS. O Núcleo, criado em julho deste ano, tem encontros mensais, com a coordenação do professor Luís Augusto Fischer.

O evento tem entrada franca.
_________________
Brasileirinho
MIKA KAURISMÄKI, Cor, 35mm, 90 min, 2005
Com Paulo Moura, Guinga, Yamandu Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes e Joel do Bandolim.

No final do século XIX, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias européias com ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a primeira expressão musical da emergente classe média da cidade.

05 de dezembro - 19h - Sessão comentada por Luciano Zanatta
10 de dezembro - 13h e 19h

_______________
Cartola - Música para os olhos
LÍRIO FERREIRA, HÍLTON LACERDA, Cor, 88 min, 2007

A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, CARTOLA traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país.

08 e 11 de dezembro - 13h
08 de dezembro - 19h - Sessão comentada por Guto Leite
11 de dezembro - 19h - Sessão comentada por Alessandra Prates

____________________
Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda
ANDRUCHA WADDINGTON, Cor, 16mm, 60 min, 2006
Com Maria Bethânia, Caetano Veloso, Dona Canô, Jaime Alem

Um documentário intimista sobre a cantora Maria Bethânia. Ela é vista nos bastidores de um show, seguindo seus rituais religiosos para entrada em cena, em conversas com seus parentes, como o irmão Caetano Veloso e a mãe, dona Canô, cantando em família e explorando caminhos secretos de sua infância em sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, no estado da Bahia.

09 e 12 de dezembro - 13h e 19h

Nenhum comentário: